O Choro de Obama

Os cínicos podem duvidar da sinceridade do choro de Obama ao falar sobre o massacre em uma escola americana, que vitimou principalmente crianças entre seis e sete anos. A mim pareceu sincero, mas isso não é o mais importante. Um líder tem a função de canalizar o sentimento de uma nação, inspirar, consolar, unir.

A principal arma moral dos britânicos na Segunda Guerra era a verve de Winston Churchill (se bem que a voz que inspirava os ingleses pelo rádio não era dele. O historiador Richard Shenkman diz que os discursos no rádio eram feitos por um imitador, o ator inglês Norman Shelley. Winston fazia os discursos no Parlamento e não queria perder tempo reproduzindo-os em estúdio). Mas isso é um detalhe menor. As palavras de Churchill conduziram uma nação em guerra.

Barack  Obama – provavelmente o melhor orador deste século – falou por todos os americanos neste episódio. E – sinceramente ou não – chorou por (e com) eles diante de um fato que não deixava nenhuma alternativa senão as lágrimas.

É o que se espera de um líder.

Uma resposta para “O Choro de Obama

  1. por que ninguém mais carrega a cruz?
    o ex homem é o rabino dos porcos
    james joyce é a memória dos facínoras

    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova

    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova

    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova

    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova
    eu caminhei o dia inteiro dentro de uma cova

    tremular na lua sem stanley kubrick
    se masturbar em auschwitz sem alfred hitchcock
    laudo que comprova que a transgressâo é o único dogma

Deixe uma resposta

