Psicologia Cristã, Urologia judaica e Reumatologia Islâmica

Recebo um twitter de @marisa_lobo (a quem não conheço pessoalmente) cuja identidade do perfil é Psicologia Cristã. O twitter diz que a Polícia procura casal homossexual suspeito de abusar de filho adotivo em São Paulo. Claro que – mesmo que o caso seja verdadeiro – ele ocorre com muito mais frequência entre casais heterossexuais. A obsessão dos religiosos em controlar o cu alheio sempre me espantou. Mando uma mensagem para a moça dizendo que “Não existe psicologia cristã, assim como não existe reumatologia islâmica ou urologia judaica. De nada.”. Ela contra-argumenta que “Entre nós cristãos é a psicologia de valores, fundamentada na fé. Não científica, mas a nível d conhecimento acerca d transtornos”. Digo que “Não existe ciência baseada na fé ou em valores. Ciência se fundamenta em dados reproduzidos em laboratórios e experimentos”. Imaginem uma astronomia cristã que pregasse que a Terra é o Centro do Universo. Não teríamos ido muito longe, nénão? A tentativa dos religiosos de se apoderarem de termos como psicologia para legitimar seus pontos de vista e neles abrigarem seus preconceitos é uma coisa patética.

6 Respostas para “Psicologia Cristã, Urologia judaica e Reumatologia Islâmica

  1. Complicado isso. Dá -lhe “Sermão da Montanha” no divã. Quanto à Urologia Judaica, dado que a circuncisão é ato compulsório, pode haver alguma ligação. Talvez também possamos repensar a reumatologia islâmica, posto que as orações, cinco vezes ao dia, exigem esforço considerável das articulações. Quantos dogmas!

  2. No seu livro sobre a história das revoluções cientificas, Thomas Kun mostra que os dogmas cientificos duram o tempo de vida da geração que vive dele. Só depois que os cientistas que sustentam o dogma morrem é possivel a aceitação de um novo paradgima. Por isso a física de Newton precisou esperar cem anos para se impor. Kuhn revela que a revolução cientifica então se faz pelo obscurantismo, pois não há abertura para que o dogma rompedor se instale pela persuação e as provas. Não lembra o fundamentalismo religioso? Outra coisa: os fundamentos da ciência moderna nascem com Francis Bacon, que foi um dos mais conhecidos e influentes rosacruzes e também um alquimista, tendo ocupado o posto mais elevado da Ordem Rosacruz, o de Imperator.

  3. Não tem urologia judaica. Mas se fala em psicologia judaica, islâmica, espírita, budista, umbandista, etc. Obviamente não dentro de consultório. Donde vem esse escatestamento contra psicologia cristã? Qual a razão ou motivo de tudo isto? Olhe-se la no wikipediapt e encontrar-se-a o significado de Psicologia Cristã.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s