Para os Meus Inúmeros Amigos Bêbados (Vocês Sabem Quem São)

Há anos que não bebo, o que meus detratores insistem ser apenas mais um de meus (inúmeros) defeitos. Certa vez, um desafeto, ao me ver bebendo Coca Zero em uma festa me abraçou e – em um gesto único de empatia – me disse comovido “alcóolatra é foda, né…”.
Mas corria o ano de 1982 e eu na Faculdade Cásper Líbero, dando (êpa) meus primeiros passos como publicitário, carreira da qual muito me orgulho (inserir risos irônicos). Na época, eu ainda bebia. Bastante. Não beber na faculdade é um tipo de suicídio social. E havia a palestra do bêbado mor do país, o Presidente da República (o título continua valendo depois da saída do cargo) Jânio da Silva Quadros. Em uma faculdade de esquerda, a presença do homem que renunciou tentando dar um golpe de estado era praticamente uma ofensa. Jânio sobe ao palco improvisado no cine Gazeta cercado de vaias. Quando elas diminuem, ele diz, com aquela dicção única: “Senhores: Ouçam-me. Vaiem ao depois”. Conquistou o respeito e o silêncio. Jogou a carta da condecoração ao Che Guevara, o que atraiu a garotada de esquerda de plantão (sim, desde aquela época era fácil assim ganhar a simpatia deles)
Era um artista, com pleno domínio do palco. Pela Cásper passaram também Ulisses Guimarães e Tancredo Neves. Ulisses tinha o carisma de uma ostra. Tancredo, cerca de 1/5 do carisma do Ulisses.
Ao final, sem que ninguém tocasse no assunto, contou uma história, que lego aos incontáveis cachaceiros de meu círculo de amizades. Generais reúnem-se com o Presidente Lincoln para reclamar de um militar, que apesar de inúmeras vitórias, bebia demais. O conselho de Lincoln aos milicos: “Pois descubram o que ele bebe e comecem a tomar imediatamente”.
Como vem aí o ano novo e vocês vão mergulhar na marvada, levem essa lição

Uma resposta para “Para os Meus Inúmeros Amigos Bêbados (Vocês Sabem Quem São)

  1. o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta

    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta

    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta

    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta
    o cú é o câncer da buceta

Deixe uma resposta

