As cabras e as trevas – Pérolas do novo Cinema Iraniano

As Cabras e as trevas (2009, Asik Al Ghrafd) é um comovente filme de superação, que conta a história de Ali, um cego que insiste em perseguir a profissão da família – a de pastor de cabras – mesmo sem enxergar. Uma escolha ousada de Ghrafd, o diretor sensação do novo cinema iraniano, é o uso da câmera subjetiva. Ou seja, metade do filme é rodado do ponto de vista do protagonista. Como ele é cego, temos uma hora de tela escura, enquanto Ali chama pelo nome das cabras e ouvimos o som delas escapando, cada vez mais distantes.
A fuga de todos os rebanhos sob sua responsabilidade não faz Ali desistir de seus sonhos. Na segunda metade do filme, o protagonista passa a customizar burcas para suas vizinhas, usando apenas a sensibilidade e a tesoura.
É na área da moda onde ele fracassa novamente. A cena final, onde uma das cabras fugitivas ri descontroladamente de Ali enquanto ele a procura em vão para chutar suas partes pudendas, é talvez uma das mais comoventes já capturadas em película – uma metáfora sobre as forças da natureza e sua pressão sobre nossos ideais. É inevitável refletir sobre a experiência da cegueira – quem está cego – o destino? Nós todos? O maldito Ali e sua história interminável?
O filme tem 3 horas e ½ e é rodado em preto e branco. A versão que será exibida não possui legendas.

4 Respostas para “As cabras e as trevas – Pérolas do novo Cinema Iraniano

  1. Esse cinema é muito interessante. Provoca o espectador, forçando-o a imaginar o que está acontecendo, tirando-o de sua passividade habitual. Filmes ocidentais dão tudo mastigado para o espectador, este força-o a imaginar o que está acontecendo. Pobres daqueles que vão ver um filme e precisam ver tudo que está acontecendo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s