O Pior Sinatra

Os sinatrólogos, de forma geral, concordam que a canção “Mama Will Bark” marca o pior momento de Sinatra em estúdio.

“Mama Will Bark” é uma coisa remotamente parecida com uma música escrita por Dick Manning e gravada em dueto por Francis e Dagmar em 1951.

Dagmar não era grande atriz ou cantora, mas seguramente tinha o melhor par de peitos que já dividiu um microfone com São Francisco de Hoboken em toda sua carreira.

Eu devo ser a exceção que confirma a regra: Acho a música engraçadinha com sua cafonice latinizada e latida.

Mitch Miller, diretor da Columbia, é frequentemente citado como o pai da ideia de fazer Sinatra gravar com imitadores de cachorro uivando, o que levou Sinatra a declarar “Essa música só me ajudou no canil”.

É importante destacar que na época Francis estava em completa decadência, seus discos vendendo cada vez menos e ele estava com a faca no pescoço, disposto a fazer qualquer coisa para salvar seu espaço na gravadora e no showbiz.

Como vocês devem ter adivinhado, a tentativa falhou e Miller e seus cachorros não se tornaram as figuras favoritas de Sinatra no meio musical.

Para mim, o pior momento de Francis, muito pior do que “Mamãe vai Latir” (tradução aproximada do título)?

Vamos lá:

Some Enchanted Evening.

Isso sim, nunca deveria ter saído com vida dos porões da Reprise Records.

Diferentemente da canção anterior, aqui Francis estava no topo do mundo, podendo gravar o que e com quem quisesse.

Que tenha escolhido isso, é um destes mistérios inexplicáveis da história da música.

Arranjador e músicos deveriam ter recebido uma visitinha daquela conhecida  multinacional italiana com que o cantor mantinha boas relações e acabado com todas as evidências deste desastre.

Ganharíamos todos – incluindo a discografia dos velhos olhos azuis.

6 Respostas para “O Pior Sinatra

  1. vai se foder cristo redentor
    o presidente dos estados unidos não é um macaco
    o presidente dos estados unidos é a nossa senhora aparecida

  2. Renzo,
    Essa gravação é terrível. O arranjo é exagerado, mas com uma ressalva.
    Nos anos 1960 Sinatra já sofria com a falta de repertório.
    Lembra de “You Will Be My Music”?
    Abraço.

  3. Grande Jacy:
    “Mama Will Bark” tinha uma desculpa: Sinatra estava com a faca no pescoço, enfrentando vendas cada vez mais baixas.
    Some Enchanted Evening o homem estava no auge do poder, podendo gravar o que e com quem quisesse – e voluntariamente escolheu isso…
    “You Will Be My Music” é o seguinte: É uma merda mas é bom. Explico: O 1o. Sinatra que eu comprei foi por causa de “Let Me Try Again” – e essa aí estava no bolachão, de capa sépia, “Ol’ Blue Eyes Is Back”
    Então é uma merda mas faz parte do meu – sei lá – repertório biográfico sentimental.
    Só Deus pode me julgar, como eu li outro dia no twitter de uma menina que estava comendo baconzitos.
    Abração para vc e Zuzu.
    Renzo

  4. Não acho “You Will Be My Music” ruim não.
    O que “Some Enchanted Evening” tem de pior é o arranjo, A Voz está impecável. Mas concordo: qualquer coisa seria melhor.
    Meu primeiro LP do Sinatra foi o mesmo “Ol’ Blue Eyes Is Back”.
    Em You Will Be My Music” ele se queixa do baixo nível das composições.
    Adoro “Let Me Try Again” e não sei por que não entra em coletâneas. Afinal, foi a volta dele.

  5. Jacy:
    Agora que caiu a ficha. Vc estava falando da letra da canção e eu pensando que era sobre a canção em si.
    Pleno acordo, como sempre, professor.
    Desculpe a burrice.
    Abração

    Renzo

Deixe uma resposta

