A Vingança Além-Túmulo do Inventor Esquecido da Coca Cola

John Pemberton inventou a coisa mais importante do mundo: A Coca Cola (OK, talvez não a mais importante, mas desconte o fato de eu ser viciado na bebida).

John Pemberton

Ainda assim, morreu na miséria, em 1888, aos 57 anos, vítima de complicações decorrentes da dependência de morfina e cocaína.

Em 1865, Pemberton foi ferido na Batalha de Columbus, da Geórgia, e – como outros veternanos – tornou-se viciado em morfina para combater as dores. Buscando uma cura para seu vício, começou a experimentar com coca e sementes de cola.

Com o tempo, Pemberton adicionou água carbonatada ( inventada pelo médico inglês William Brownrigg, em 1741) ao xarope e expandiu sua distribuição. Frank Robinson, sócio e contador do farmacêutico, batizou o produto de Coca-Cola. Desenhou em letras ondulantes o nome que se transformaria numa das marcas mais famosas do mundo. No início, como a fabricação da Coca-Cola ainda era um negócio pequeno, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, pintados em vermelho, cor do grão da cola.
Em 1891, outro farmacêutico, Asa B. Candler, que havia tomado o elixir para dor de cabeça, adquiriu os direitos da fórmula de Pemberton pela quantia de 2300 dólares. Oito anos depois ele iniciou um sistema de franquia e engarrafou o produto. O design da garrafa foi criado por Earl Dean em 1915. Até esse ano, o refrigerante tinha com um de seus ingredientes uma pequena quantidade de cocaína. No ano 1919, The Coca-Cola Company foi vendida ao grupo presidido por Ernest Woodruff pela quantia de 25 milhões de dólares.

Pemberton pode ter morrido na miséria enquanto seu invento se tornava o refrigerante mais consumido do mundo, mas conseguiu sua vingança além-túmulo.

Produtores de um programa de rádio americano afirmam ter descoberto a fórmula secreta da Coca-Cola, mantida em sigilo há 125 anos. A equipe do This American Life conta ter encontrado a receita por acaso nas páginas do Atlanta Journal-Constitution, jornal da cidade natal do refrigerante. Publicada em dia 18 de fevereiro de 1979, uma reportagem do jornal sobre a história da Coca-Cola contém uma fotografia do que seria a receita original do inventor da bebida, John Pemberton, anotada em um livro de boticário que foi passado de geração em geração.

Em seu trono de ouro no Paraíso, entre uma cafungada e outra, Pemberton deve estar morrendo do rir.

4 Respostas para “A Vingança Além-Túmulo do Inventor Esquecido da Coca Cola

  1. Pingback: Tweets that mention A Vingança Além-Túmulo do Inventor Esquecido da Coca Cola « Renzo Mora -- Topsy.com

  2. Agora você pode fabricar em casa para alimentar seu vício. Não depende mais do xarope gororobento falsificado que produzem no Brasil. Em gordurosas e bojudas garrafonas de plástico. Bleargh. Uma padaria aqui perto de casa ainda vende a legítima em garrafinhas de vidro, mas não pode levar, tem que tomar no balcão. Custa um salário mínimo tucano a dose. Todo mês vou lá e esvazio uma. Há guardas armados na porta e detectores poderosos de design ondulante para quem se aventurar a roubar um exemplar. A vingança dos viciados é fazer roncar as últimas borbulhas com o canudo, como se fosse o fim do chimarrão. Som de arroto, som de vingança.

  3. A Máfia das garrafinhas originais de Coca é terrível. Houve casos de tortura e assassinato, devidamente abafados pelo marketing da Coca Cola. Não se arrisque. Mande o marujo em seu lugar.

  4. Boa idéia. Jack, o Marujo deve inclusive ter escondido um baú cheio das garrafinhas de vidro em algum ponto perdido do Índico. Butim que ele amealhou em muitas abordagens. Mas deve estar inacessível. Talvez seja sua aposentadoria e ele entregue o mapa só depois de intensa negociação com a Camorra. Vai correr bala.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s