Sobre Marlon Brando e… Mano Brown???

Não sei o que é Mano Brown.

Aparentemente é um rapper que fala mal dos playboys para outros playboys, que pagam R$ 200,00 pelo privilégio de serem esculhambados. Bacana, playboys. Senso crítico é sempre admirável.

De qualquer forma, Mano Brown, em seu show, fala de Marlon Brando: “Quando o Marlon Brando ganhou o Oscar, ele mandou uma índia no lugar dele para protestar contra a situação dos índios. Tiveram que segurar o John Wayne pra não bater nela. E o John Wayne é um herói para eles. Para mim, o Bope não é herói. Os heróis estão presos.”

Bem, mesmo sem saber o que é ou o que faz Mano Brown, de Marlon Brando eu entendo um pouco – ele ganhou um capítulo inteiro em meu livro “Fica Frio! Uma Breve História do Cool”

O Oscar de melhor ator em 1972 foi dado a Marlon Brando, por seu papel em “O Poderoso Chefão”. Quem subiu ao palco para apanhá-lo foi uma índia falsa, Maria Cruz, que usava o codinome de Sacheen Littlefeather. Não era a sua primeira vez nos palcos. Ela já tinha ganhado o título de Miss Vampira América em 1970.

Littlefeather dizia possuir descendência ApacheYaquiPueblo e… europeia – basicamente um milk-shake de raças.

John Wayne não quis bater nela. Pelo contrário, seu momento máximo naquela noite foi a interpretação desafinada da canção ”You Oughta Be in Pictures”. Wayne não gostava de Brando, mas nem por isso ia espancar uma índia – especialmente uma falsa.

Mas os fatos não devem incomodar o Brown. No mais, o rapper deve gostar mesmo de bandidos. Antes de dizer bobagens sobre Marlon Brando, ele disse: “Nos EUA, o presidente é negro, num país onde brancos e negros não podiam usar o mesmo banheiro. Em SP, os nordestinos construíram a cidade e são tratados que nem cachorros. Mas o presidente é nordestino. E tá indo pro terceiro mandato, porque agora é Lula de novo.”

Sarney também é nordestino.

E o um dos poucos lugares onde ele é tratado como cachorro é nesse blog.

Não estou preocupado com os heróis presos de Brown.

Me preocupam mais seus ídolos soltos…

11 Respostas para “Sobre Marlon Brando e… Mano Brown???

  1. Bravo, Renzo!
    E esse pessoal do “rap” acha que faz música.
    Além do barulho que fazem, acham que podem opinar sobre tudo.
    Se ele acha que seus heróis estão na cadeia, junte-se a eles.
    Por que não?

  2. Diferente do companheiro acima eu possuo simpatia com o Rap, inclusive o nacional, embora ache que, por vezes, o fato de vários deles quererem mandar uma “mensagem” os façam parecer menos com grandes artistas e sim com grandes pastores evangélicos. Mas não vim aqui defender o Rap.

    Concordo com o que você disse, embora com nossas discordâncias políticas. Se é pra fazer discurso é bom saber do que se está falando. Criticar “playboy” por ser “playboy” não é exatamente mais ético do que criticar “preto” por ser “preto”.

    “Os heróis estão presos.”

    Em 1968 essa frase faria sentido. Atualmente é tão real quanto a fúria de John Wayne no Oscar que ele quase espancou uma índia. Abraço.

  3. O problema de toda musica de protesto e esse, discurso ingênuo, nada contra retratar o dia-a-dia, mas quando o cidadão sai da sua zona de conforto, geralmente comete equívocos, Renzo Collor também e nordestino?

  4. Esse Mano Brown deve ser irmão da Mana Brown que eu também não sei quem é…
    Quanto ao som desse Mano, não ouvi e não gostei.
    Amigo Renzo, não adianta explicar…

    Abração,

    Sávio

  5. Caros Trouxas!

    Mano Brown é o cara, ele é um poeta do hip hop brasileiro uma lenda viva do rap, vocês devem ser tudo filinho de papai que se ver ele “Brown” na rua caga de medo.

  6. nao gostei dessa tirasao sobre o brow conhesi omesmo ele so fala o que e real nao presisa ta decorando respostas sujas quenem essa desce cara edilson do grajau e nois preto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s