Festival Internacional da Canção Escrota – Vencedores

Nada arruína uma canção como boas intenções. Canção de verdade é escrita por um corno bêbado, às três da manhã, em um bar vazio, de preferência no piano que é para afastar duplas sertanejas. O resto é perfumaria.

Por exemplo, alguém se surpreendeu com o fato da canção mais escrota de todos os tempos, Imagine, de John Lennon, ter virado jingle de banco? “Imagine no possessions, I wonder if you can”. Bem, Joãozinho, eu consigo imaginar nenhuma posse. Basta entrar no cheque especial do mesmo banco que usa sua canção…

A canção bem intencionada tenta te atrair para o lado bom da vida, te engajar em movimentos universais em prol do bem coletivo,  ela te abraça contra a vontade como aquele cara bêbado de fim de festa de empresa que gruda e diz que te ‘considera pra caramba’ e você se dá conta que seria deselegante repudiá-lo com um soco na boca do estômago e se submete ao seu beijo na bochecha com hálito de cerveja morna.

Vão aí as piores canções bem-intencionadas de todos os tempos:

1 – Imagine

Precisa falar mesmo? Só aqueles acordes iniciais já provocam engulhos. Depois, rimar “One” com “One”? Porra, Joãozinho… (But I’m not the only one… I hope someday… You’ll join us… And the world will be as one)

2 – What a Wonderful World

Dizem que Louis Armstrong poderia fazer jazz lendo a lista telefônica de Chicago. Esta gravação prova que não era exatamente assim. A montagem do filme Good Morning, Vietnam de 1987, combinou o pior de dois mundos: a pior gravação de Armstrong com a atuação do sempre insuportável Robin Williams

3 – We Are the World

O single foi gravado para levantar fundos para a fome na África. Os africanos deveriam ter se levantado e dito: “Ei, a gente não está com tanta fome assim…” A canção foi escrita por Michael Jackson e Lionel Richie. Praga de africano é f#@!. Veja o que aconteceu com a carreira de ambos depois disso…

4 – O Que é, O Que é?

Gonzaguinha sempre foi um dos compositores mais chatos da MPB (na época dos LPs costumava-se dizer “tudo na vida tem um lado bom, menos um disco do Gonzaguinha”). Mas ele se supera na canção alto astral deprê que canta “Viver! E não ter a vergonha. De ser feliz. Cantar e cantar e cantar. A beleza de ser. Um eterno aprendiz.”. Minha ideia de inferno é um bar sem mulher onde meia dúzia de barbudinhos puxa a canção, as cinco da matina, batucando na mesa.

5 – Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores

A ditadura já acabou e é hora de dizer: a canção de dois acordes de Geraldo Vandré é uma das coisas mais escrotas já gravadas. Lembro-me da Simone cantando o clássico para legiões de sapatas prontas para derrubar o regime em pleno Canecão, na década de 1980. Passado o show, depois do bis, elas desistiam de vencer os milicos e partiam para a batalha (privada)  de aranhas.

“Somos Todos Soldados Braços Dados ou Não…”

Só pra constar: Se eu aparecer de braço dado com algum soldado chama meu advogado que eu estou sendo preso.

4 Respostas para “Festival Internacional da Canção Escrota – Vencedores

  1. Lá vem você sendo cruel para com os outros, Renzo. What a Wonderful World é uma bela canção, especialmente quando bem utilizada, como o fez Terry Gilliam nos créditos finais de “Os Doze Macacos”. Poucas vezes vi uma canção ser desconstruída, por assim dizer, pelo filme que a antecedeu. O problema da canção é que ela não é tudo isso e, realmente, já tocou demais. Ela é bonita, mas deu no saco.

    Agora, sobra “O que é, o que é” eu concordo em gênero, número e grau. Essa música é tão animada e feliz que chega a ser deprimente. Sem contar que é daquelas canções malas que sempre tocam em formaturas, como “Pais e Filhos”, do Legião Urbana, e “Pescador de Ilusões”, do Rappa.

    • O pior é aquela cara de sofredor do Gonzaguinha, sério como um Messias dos novos tempos que usa um sapato 3 números menor, cantando sobre ser feliz, com aquela animação deprê que só ele consegue transmitir, como alguém que ganha na loteria no mesmo dia em que descobre que vai morrer em 24 horas.
      Abração

      Renzo

  2. Vc , na verdade, é bem escrotinho!!!! Mas eu tb sempre pensei a mesma coisa sobre seus comentários! kkkk Só não tinha verbalizado. Tá certo.

    • Leila:
      Retrate-se imediatamente.
      Eu não sou escrotinho.
      Com 2 metros de altura, sou um escrotaço.
      Tome tenência, menina.
      Renzo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s