Barbra Para Poucos

Sobre Barbra Streisand, Ruy Castro uma vez escreveu: “Barbra não tem nenhum inimigo. Em compensação, nenhum de seus amigos gosta dela”. De fato, Barbra é chata de matar. Em seus concertos, ela teima em falar de sua predileção pelo partido democrata, da paz mundial, da ecologia e de qualquer causa politicamente correta e liberal que esteja em pauta.

O DVD Streisand: Live in Concert 2006 faz ainda pior ao introduzir no palco o seu cachorro (sim, isso mesmo) e, muito pior do que o cachorro, um quarteto vocal chamado Il Divo, formado por  canastrões com caras de cafetões paraguaios.

Ainda assim, tudo isso se torna suportável quando ela pega o microfone e canta.

Aí lembramos porque vale a pena aturar todas as suas idiossincrasias.

Barbra é grande. Maior que sua chatice, sua correção política.

E, se o DVD anterior é tolerável, muito melhor é o  recém-lançado One Night Only, que a leva de volta ao Village Vanguard, em Manhattan, New York City, onde ela não cantava desde 1962.

Para uma plateia de apenas 123 pessoas, acompanhada  por um quarteto, ela não faz feio no mesmo palco que já foi ocupado por Bill Evans,  John Coltrane, Dexter Gordon, Chris Connor, Keith Jarrett, Woody Shaw, Joe Henderson, ou, mais recentemente, Brad Mehldau.

Não porque seja uma cantora de jazz no sentido mais estrito da palavra (Sinatra, aliás, também nunca se considerou um cantor de jazz). Mas por ser uma das únicas remanescentes de uma época em que os cantores entendiam as letras (e cantavam músicas que tinham letras que valiam a pena ser entendidas).

Ao trocar as grandes orquestras por um combo de jazz, Barbra faz uma das melhores escolhas de sua vida. E nos brinda com um show obrigatório.

Sai daí e vai comprar. Rápido.

Anúncios

2 Respostas para “Barbra Para Poucos

  1. Com toda essa voz, que me importam as opiniões dela sobre os democratas? Vem pra mim, Barbra. É como ela diz no final: lechaim…saudemos a vida com esse presente que Streisand nos dá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s