Serra: O Herói Improvável do Documentário “Caro Francis”

Quem lê este blog – mesmo que de vez em quando – sabe que aqui todo político e autoridade, qualquer que seja sua orientação política, partido ou história, é tratado como uma ratazana prenha.
Exceções são consideradas adesismo, covardia e falta de vergonha na cara.
Isto posto, vale assistir ao emocionante documentário “Caro Francis”, de Nelson Hoineff, que já tinha nos presenteado com um fantástico filme sobre o apresentador Chacrinha.
“Caro Francis” conta um pouco da vida do intelectual e provocador Paulo Francis. As imagens televisivas de Francis deixam um pouco de lado o colunista de jornais para focar no entertainer, no personagem impagável que ele criou diante das câmeras, que combinava sua formação de ator com uma bagagem cultural ímpar. O resultado é inimitável.
A grandeza de Francis fica ainda mais evidente quando confrontada com a cambada de vermes que infernizou seus últimos dias.
Surge um herói improvável no filme: José Serra, que recorreu a FHC para que ele usasse sua autoridade de presidente e impedisse o massacre de Francis.
A omissão vergonhosa e indesculpável de FHC no episódio é, de longe, o capítulo mais lastimável de seu governo.
Ainda que sua presidência tenha sido sucedida por uma imensamente pior, ainda mais contrária à liberdade de expressão e à imprensa, este arranhão na imagem de FHC, longe de ser um mero rodapé em sua história, tira toda sua moral para se colocar contra o vergonhoso projeto de controle da mídia orquestrado pelo PT e fantasiado de “programa de direitos humanos”.

6 Respostas para “Serra: O Herói Improvável do Documentário “Caro Francis”

    • Nelson:
      Não tem generosidade nenhuma.
      Você é grande.
      Quando terminou o filme, eu fiquei parado na cadeira, chorando feito uma criança.
      Muito obrigado por esses dois documentários excepcionais.
      Abraço do fã.
      Renzo

  1. Renzo, aguardo ansioso a chegada do documentário aqui em Fortaleza. Mas talvez não faça tanto sucesso no Ceará, pois de vez em quando converso com alguns idiotas metidos a intelectuais e metem o pau no Francis por causa daquele papo sobre os nordestinos. Acho que o problema é dos nordestinos mesmo ou de qualquer outro local que não aceitam uns corretivos de vez em quando. Isso me lembra aquela entrevista do Robin Williams quando falou do Brasil, consideraram a verdade uma ofensa.
    Bom, eu vou assistir, alugar e comprar, pois sou fã e sempre o achei genial.
    Quem não for vai perder, pra falar a verdade, acho até que esses idiotas não merecem assistí-lo.

    Abraço,

    Sávio

    • Sávio:
      Ainda que descontado o envolvimento emocional, já que eu sou fã do Francis, é um dos trabalhos mais comoventes que vi em muito tempo.
      Assista assim que puder.
      Grande Abraço

      Renzo

  2. É claro que ainda temos grandes profissionais na mídia mas depois que o Francis morreu o mundo do jornalismo perdeu a graça.Eu,particularmente, pedi as contas e me aposentei. Pelo amor de Deus, onde e quando será possivel ver logo de uma vez esse bendito documentário?

    • Grande Virson:
      Está complicado. Não sei onde vc mora, mas mesmo em SP, o filme só é exibido em uma única sessão, às 19:30h, e em um único cinema na Av. Paulista. (eu, pessoalmente, tive que viajar 90 km para assistir – embora tenha valido cada segundo de estrada mais pedágios…)
      Espero que o DVD saia logo (de preferência, cheio de extras).
      Enquanto isso, o filme do Lula, que ninguém quer ver, está em cartaz em 4 milhões de cinemas, entediando as moscas que lotam as salas.
      Se bobear, algum sindicato leva um projetor para sua casa e exibe na sua sala, enquanto o pessoal do Secom vai para sua cozinha e prepara as pipocas no microondas.
      Abração e boa caçada ao filme.
      Renzo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s