Sinatra: O Melhor Show Com O Pior Tratamento

Se você procurar no site oficial da família Sinatra, um dos lançamentos mais requisitados pelos fãs (além do espetáculo no Maracanã) é o show que reuniu Frank Sinatra, Sammy Davis, Jr. e Liza Minelli durante o ano de 1988, chamado “The Ultimate Event!” e lançado em VHS em 1989.

Trata-se de uma preciosidade, reunindo os três artistas em grande forma – tanto em apresentações individuais quanto juntos em um medley final arrepiante.

Esse show tem uma história: Liza entrou na última hora, substituindo Dean Martin, que pulou fora depois de participar de poucos dos shows agendados (detalhes no meu livro “Sinatra – O Homem e a Música“).

Pois bem: O Brasil já tem o que os EUA estão pedindo: Um DVD oficial do show,com o nome de “Frank Sinatra Live From Detroit”.

A má notícia é que a TOP TAPE – SONY DADC, responsável pelo lançamento, fez um trabalho péssimo. A imagem foi reenquadrada, talvez para cortar algum logotipo, o que a distorceu totalmente.

As cenas em close ainda passam, mas as tomadas  à distância mostram apenas borrões indefinidos.

Com um pouco mais de profissionalismo, seria possível incluir barras horizontais no topo e no rodapé da tela, sem “estourar” a imagem.

A capa copia o álbum “57 In Concert”, remasterizado pelo meu amigo Roberto Quartin – só que o Sinatra do show está 31 anos mais velho, o que confunde o comprador.

Uma longa (e deliciosa) entrevista mostrando os bastidores do show foi cortada logo no início.

O que se salva é o som, que está bastante razoável.

Enfim, pena que esse grande espetáculo tenha caído em mãos tão amadoras.

Ainda assim, vale comprar, já que não sabemos quando haverá um lançamento à altura deste encontro emocionante.

10 Respostas para “Sinatra: O Melhor Show Com O Pior Tratamento

  1. Olá Renzo,

    É amigo, a gente compra porque não deixa passar nada do Frank…
    Tenho uma gravação do show em Detroit em VHS. A imagem não é lá essas coisas, mas vale pelo registro. Quanto ao DVD da TOP TAPE ainda não tenho, mas é o jeito comprar…
    P.S. Rapaz, comprei um CD do Frank que na capa disseram que foi gravado ao vivo em Monte Carlo. Sei não, a loja de CD é das boas, mas fiquei desconfiado, acho que comprei gato por lebre.
    Não há texto nem informações, apenas as músicas (uma que geralmente não era gravada ao vivo: “Monique”) e palmas. Mas tem umas duas ou três ótimas interpretações, principalmente All The Way (acho a voz e a interpretação equivalente ao show na Austrália) e Where or When.
    Você tem alguma informação sobre este CD “Ao Vivo em Monte Carlo”?

    Abração,

    Sávio

    • Grande Sávio:
      Compre o Detroit sim pq pelo menos o som se salva e o VHS acaba se desgravando com o tempo.
      O CD de Monte Carlo é quente – foi gravado em 14/06/1958.
      A capa é pobre, faltam informações, é um desses Cds caça-níquel que as gravadoras menores soltam, sem informações – elas conseguem os direitos das matrizes e não lançam – jogam pela janela.
      Uma pena, pq como vc mesmo disse, a gravação de “All The Way”, só com o piano, é primorosa (provavelmente é o Bill Miller nas pretas e brancas)
      Mas na Europa já tinham lançado esse mesmo CD em uma compilação.
      Consta da discografia oficial do São Francisco de Hoboken.
      Abração
      Renzo

  2. Valeu Renzo,

    O CD é exatamente o que você disse. Não há nenhuma informação. A desconfiança veio daí. Ainda bem que você é craque no assunto e tirou a minha dúvida. Agora vou ouví-lo mais atentamente.
    O que seria de nós sem essas gravadoras de fundo de quintal, deve ter muito material do Frank vagando por aí…

    Abração,

    Sávio.

    • Sávio:
      O Roberto Quartin, meu saudoso amigo, colecionou coisas fantásticas do Sinatra, muitas vezes tiradas direto da mesa de som dos shows. Depois de sua morte, sua companheira mandou tudo para a Nancy Sinatra. A família fica brigando (50% do patrimônio ficou para a Barbara, ex-esposa do Frank, e metade para os filhos) e nesse vácuo as pequenas gravadoras metem a mão em fonogramas que ficaram no buraco negro e o controle de qualidade vai para o espaço.
      Este CD não está dos piores. Tem uma coleção ótima rodando por aí, Sinatra Live, com peças gravadas ao vivo, grandes músicas sem a menor informação de data, local.
      Mas se vc julgar pela capa, não compraria nunca.
      É o tal buraco negro jurídico, que justifica esse péssimo DVD com imagem estourada.
      Mas vale peneirar sempre.
      Abração

      Renzo

  3. É Renzo, por lá, ouvi dizer que a briga pelo pecuniário ainda é grande. Na terrinha, nas audiências, vejo as partes brigarem por um garfo, imagine pelos direitos de um Sinatra.
    Quanto aos Cds, realmente, é melhor errar do que passar uma noite puto da vida por perder a oportunidade.

    Mudando de assunto, não sei qual o próximo livro e sei quem escolhe o tema é quem faz, mas sinto uma falta danada no mercado de informações sobre as grandes duplas de comediantes do cinema: Abbout e Costello, o Gordo e o Magro, Dean e Jerry, Oscarito e Otelo e ainda os três patetas e outros. Pelo que li em seus livros, parece que você gosta e sabe sobre eles. Não sei se tem público, mas fica, não a dica, mas a vontade de vê-lo, com o seu humor, escrever sobre o tema. Acho que venderia adoidado.

    Grande abraço,

    Sávio

  4. Renzo, não leve a mal, foi de forma carinhosa, mas ao comentar no blog sobre o Gordo e o Magro falei no seu nome e na possibilidade de um livro, claro que você deve ter outros projetos, mas é só a vontade que voce escrevesse sobre o tema das comédias…

    Abração,

    Sávio

    • Sávio:
      Sua opinião é sempre muito bem vinda.
      Tenho acompanhado seu blog e meu respeito pelas suas posições está mais do que consolidado.
      Então para mim foi uma honra saber que vc gostaria de ver um livro meu sobre um assunto que ambos gostamos.
      Obrigado mesmo pela dica, que estou estudando com carinho.
      Abração

      Renzo

  5. saudacoes artisticas ,procuro afincadamente o show de sinatra com vinicius no maracanãsinhoo.
    podem-me ajudar?

    • Grande Nuno:
      Todos nós queremos.
      UM DVD vagabundo, lançado no Brasil, chamado Sinatra Forever, traz umas canções do show, com a habitual falta de cuidado no trato, junto com clipes roubados de outros shows.
      Mas, infelizmente, não existe nenhuma versão oficial integral do show.
      Vamos torcer para eles lançarem. Meu amigo, Roberto Quartin, tinha a fita que, depois de sua morte, foi enviada para a Nancy, filha do Sinatra.
      PS – Nem o Vinicius nem o Tom aparecem no show. Sinatra canta Corcovado, do Tom, mas sem a presença de nenhum artista brasileiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s