Agora é Público: Renzo Mora é Burro (e Canalha)

O canalha Renzo Mora faz um passeio matinal pela orla

Recebo de Gelson Tristão, a quem não tive a honra de ser apresentado pessoalmente, o seguinte e-mail:

“Esta análise bizarra de Renzo Mora é um dos piores textos que já li há ânus.cheio de inveja, equívocos. Não sei se é má vontade, burrice ou canalhice mesmo dizer que não entende metáforas.

uma palhaçada!”

O e-mail é enviado a propósito de meus comentários sobre o (involuntariamente) hilariante texto de Frei Betto sobre o Carnaval.

Vamos responder ao Tristão, por partes:

Com relação às acusações de que eu seja burro e canalha, tenho a dizer que tenho centenas de amigos, todos altamente respeitáveis, que podem atestar o seguinte: as alegações de Tristão são rigorosa e absolutamente verdadeiras.

Se a intenção do missivista era me ofender, deveria saber que os meus mais próximos e queridos amigos dizem coisas muito piores a meu respeito, alguns sem conceder a cortesia mínima de esperarem pela minha ausência.

Posto que concordo com o texto no geral, vamos às discordâncias, no particular.

Não gosto do trocadilho da abertura (“há ânus”). Como colocou o Millôr, o trocadilho é a mais baixa forma de humor. Seria o mesmo que eu dizer ao missivista: “Ei, Tristão, fique Felizão”.

Com relação ao texto de Frei Betto, vale o seguinte:

Alguns dos meus heróis viviam cercados de bandidos: Sinatra com mafiosos e assassinos; Miles Davis com traficantes de drogas.

Logo, o fato de Frei Betto ficar ao lado de Lula, Palocci, Zé Dirceu, Delúbio, Valério e outros do mesmo nível moral não seria suficiente para eu condená-lo se ele tivesse o que Sinatra e Miles tinham: Talento.

O talento redime qualquer canalha (ou quem se cerca deles).

Frei Betto não tem.

Seu texto deveria ser ensinado em escolas de redação como um exemplo de tudo o que deve ser evitado em qualquer tentativa patética de ser lírico.

Isso até um canalha burro como eu pode ver.

Abração, Tristão.

Fique Felizão (Não resisti. Deve ser minha burrice).

8 Respostas para “Agora é Público: Renzo Mora é Burro (e Canalha)

  1. Olá Renzo, não vou comentar o texto, pois acho mais interessante a sua foto na praia, o momento me intriga tanto quanto a morte dos anões, vc de pau meia bomba e a moça nem ai lendo seu livro ou ela está se fazendo de desavisada para receber o bote, se vai acontecer o ato eu não sei, mas que vc tá com uma cara de tarado tá, grande abraço, Freitas Jr.

    Ps: o tal tristão tá louco para ser a moça.

    • Dr. Freitas.
      Obrigado pelo vídeo do Sinatra.
      Infelizmente, em minha provecta idade, meia bomba é o máximo que posso oferecer às (poucas) moças que eventualmente estejam interessadas.
      Renzo Mora – Insatisfação Garantida ou seu Dinheiro de Volta (com sinceras escusas de brinde…)
      Abração
      Renzo

  2. Renzo,
    Deixa pra lá – somos todos canalhas, tarados e o cacete, em média, entre o tamanho do jumento e o do John Holmes.
    Valeu!

    • Luiz:
      Gostei do Fala Grosso e inclui no meu blogroll.
      Pode postar aqui que eu “censuro”.
      Abração

      Renzo

  3. Hey!!!!
    my comment has nothing to do with your publications (or brach photos for that matter)…but…….
    a friend told me about the Sinatra book at the USP book fair and, of course, saw my name in there.
    Thanks for that one!!!!!
    Makes me seem bigger……………
    Hope you’re both well.
    email me!
    kisses,
    me

Deixe um comentário

