Vamos dar uma volta?

Acho que a frase é do Paulo Francis: Depois que Franz Kafka mexeu com o enredo e James Joyce com a linguagem, não tem muito mais o que se fazer com a literatura.

Outro dia o Peréio disse que andava de saco cheio de ficção – e eu também ando.

Levado pelo hype, fui ler o “Após o anoitecer”, de Haruki Murakami, novo querido dos críticos.

O livro é ruim? Não, não exatamente. Mas o mergulho místico/pop na noite de Tóquio está longe de ser inesquecível.

“No cenário noturno em que os princípios não valem, reina o enigma. Essa é a moral de todas as histórias de Murakami. Seu terreno é a pungência da superficialidade, o território que oculta segredos terríveis sob a maquiagem da banalidade: o nosso mundo.” escreveu o Giron na Época.

Eu, que sou uma besta, só captei a superficialidade…

Todo escritor – os melhores e os piores – te propõe a mesma coisa: Você dá seu tempo para eles e eles te levam para dar uma volta e mostrar alguma coisa. Pode ser um exercício estilístico, uma reflexão sobre a (vá lá) “condição humana”, um choque, uma surpresa.

Mas, ao final do passeio, o tempo que você emprestou

tem que ter valido a pena.

Para ficar entre os contemporâneos,

Marcelo Mirisola faz isso.

Michel Houellebecq também.

Murakami? Nem tanto.

Ou, no mínimo, um escritor pode fugir das grandes questões e oferecer um entretenimento inteligente.

Exemplos: os dois últimos livros que li, Nature Girl de Carl Hiaasen

e Monstros Invisíveis, de Chuck Palahniuk

– este último a quem fui apresentado por Almir Roberto, que me viciou no cara.

Ambos colocam o pesadelo noturno de Haruki Murakami no bolso e todas as vezes que eu dei a mão para eles, estes escritores cumpriram a promessa e me fizeram visitar lugares – no mínimo –  extremamente divertidos.

Não é pouco.

Deixe uma resposta

