Eurípedes

O nome Eurípides ganhou popularidade cerca de 450 anos antes de Cristo – assim era chamado o autor teatral que, ao lado de Ésquilo e Sófocles, forma a santíssima trindade da tragédia grega.
Por que diabos os pais de Eurípedes Waldick Soriano, em Caetité, no ano de 1933 depois de Cristo, decidiram homenagear (talvez involuntariamente) o teatrólogo, é um mistério.
Mas o nome de artista não foi desperdiçado. Waldick é grande. A intelectualidade não cansa de celebrar o fato de Angenor de Oliveira, o Cartola, ter escrito algumas obras primas tendo cursado apenas o primário e sobrevivendo como pedreiro e frentista.
Bem, Waldick  – o nosso Humphrey Bogart – era garimpeiro (além de ter trabalhado como engraxate e lavrador) quando escreveu “Tortura de Amor”, uma das mais belas canções de amor de nosso repertório.
Tortura de Amor é cafona?

Parafraseando Fernando Pessoa, todas as canções de amor são cafonas – não seriam canções de amor se não fossem cafonas.
Esse post vem por conta do DVD que acabo de comprar – Waldick Soriano

(não confundir com o também ótimo “WALDICK SORIANO: AO VIVO”, iniciativa da atriz Patrícia Pillar – como é quer uma mulher linda e sensível como essa casa com o Ciro Gomes, meu Deus?).

Waldick Soriano, o DVD, é de uma pobreza franciscana. Um tecladista solitário acompanha Waldick em uma casa de shows de última categoria. Waldick desafina. O tecladista erra algumas notas.Waldick está em seu ambiente, com seu público. Waldick viveu sua fantasia infantil de emular Durango Kid. Diz que descobriu no cinema a canção “You’ll Never Know” e decidiu ser artista só para poder cantá-la (Por sinal, essa foi também  a primeira canção que uma menina de 13 anos gravou, em 1955. O nome da garota era Barbra Streisand. O trecho inicial da gravação original pode ser ouvido abaixo, em um “dueto” com a Barbra adulta)

Waldick canta a versão da canção que descobriu no cinema com uma sinceridade comovente.
Grande espetáculo, apesar das falhas.

Ou talvez por causa delas.

Anúncios

Uma resposta para “Eurípedes

  1. Olá Renzo,
    Em Fortaleza vai ser exibido, novamente, o “Waldick Soriano – Ao Vivo”.
    Era brega dos bons.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s