Adolescentes em Fúria

Seamus Heaney, o poeta irlandês que ganhou o Nobel de literatura em 1995, elogiou Eminem por sua “energia verbal.” Isso foi em 2003 e não sei se o poeta continua acompanhando a eletrizante carreira do rapper.

Acho que, como no poema de Seamus, Blackberry-picking, a fruta fermentou e o doce azedou (no original não fica muito melhor não – “The juice was stinking too. Once off the bush / The fruit fermented, the sweet flesh would turn sour.”)

Ouço seu último trabalho, especialmente a canção “We Made You”. Autoreferente, fazendo brincadeirinhas infantis com celebridades classe Z. Ele fala do caso lésbico de Lindsay Lohan , uma atriz de última categoria

(He does not mean to lesbian offend/But Lindsay please come back to seeing men/ Samantha’s a 2, You’re practically a 10 /I know you want me girl, /In fact I see your grin  – Sem querer ofender lésbica nenhuma, mas Lindsay volte a curtir homens, Samantha é nota 2, você é praticamente 10, Eu sei que você me quer, De fato vejo você sorrir), volta a manifestar inveja das lésbicas falando de Ellen DeGeneres (Sorry Portia, but what’s Ellen DeGeneres /Have that I don’t, are you telling me tenderness? –

Desculpe, Portia, mas o que a Ellen DeGeneres tem que eu não tenho, será que é ternura?) e também cita a candidata a vice presidente do partido republicano, a MILF (agora GILF) Sarah Palin

(Give me my ventolin inhaler and 2 Xenadrine
And I’ll invite Sarah Palin out to dinner then /Nail her, ‘Baby say hello to my little friend’ – Dá minha bombinha de asma e dois Xenadrine, e eu convido a Sarah Palin para jantar, trepo com ela “Ei, neném, diga alô para meu amiguinho”).

OK – A Sarah é da extrema direita cristã, mata animais, sacanear a coroa gostosa é quase uma obrigação cívica, mas o Saturday Night Live já fez isso com muito mais categoria.

Além do mais, “Diga alô para o meu amiguinho” está mais para Latino do que para Heaney (sem mencionar a exposição de um provável problema de pau pequeno…)

Eminem termina com a piada mais fácil do mundo: Oh Amy, Rehab never looked so good, – Oh, Amy, A Reabilitação Nunca Pareceu tão Legal.

Poesia de adolescente com mais de 30 anos em cima de noticiário de tablóide não dá para encarar.

(Mamãe usava drogas,  briguei com minha mulher, eu fui para uma clínica psiquiátrica, sou um gênio, o novo Mozart,  que sofre pela minha arte… Sou mais a Lilian: eu sou rebelde porque o mundo quis assim, e nunca me trataram com amor, e as pessoas se fecharam para mim)

Essa hostilidade contra  homossexuais, mulheres e contra a mãe (Buá, mamãe me dava Valium…)  para mim tem nome: Vontade de oferecer o derrière para entretenimento dos amigos.

Ah, sim, a letra pode ser péssima, mas a melodia, em compensação,  é bem pior.

6 Respostas para “Adolescentes em Fúria

  1. Nei:
    Você que entende das coisas: O que andava pela cabeça do Seamus Heaney quando se meteu a elogiar esse escroto homofóbico e misógino do Eminem?
    Se mostrar antenado com a “juventude”?
    Aguardo sua opinião.
    Grande Abraço
    Renzo

    • Deve ser isso mesmo, Renzo. É charme, é medo de parecer ultrapassado, que sei eu. Duvido que ele consiga “escutar” o eminente bocó por alguns segundos. Mas faz parte da pose intelectual dos arrivistas. Também pode ser outra coisa: incensar nulidades é uma forma de vaidade. Em vez de reconhecer seus pares, admirar gente do mesmo nível, há quem goste de apontar para baixo, como a dizer: vejam eu aqui em cima!

  2. Pingback: E O Eminem Reclama Que a Mãe Dava Valium Para Ele Dormir… « Renzo Mora

  3. Pingback: Os Mistérios da Alma Feminina – E o Que Fazer Com Eles Numa Sexta à Noite « Renzo Mora

Deixe um comentário

