Jogos Engraçados???

A HBO está passando – e, tenho certeza, vai repetir 1 bilhão de vezes – o filme Violência Gratuita – Funny Games – remake de um filme austríaco de Michael Haneke, com Naomi Watts e Tim Roth.
Mike D’Angelo, na Esquire, havia escrito que este era o filme mais brutal já realizado – “é difícil de assistir, mas impossível não fazê-lo”
“Bem vindo ao meu surto nervoso – e, potencialmente, ao seu.” Escreveu o jornalista “Funny Games U. S. A., como o filme foi chamado em seu remake, é o filme mais perverso já lançado por um grande estúdio americano, ou mesmo por um braço indie de um estúdio (neste caso, a Warner Independent).
Eu não sei que forma de insanidade temporária levou algum executivo a concluir que as audiências de massa estavam prontas para essa experiência, mas eu gostaria de apertar a mão do cara antes dele subir no cadafalso da guilhotina.
… a catarse que desejamos – o clímax em que as vítimas agredidas viram a mesa contra seus agressores – nos é dada e então, cruel e surrealisticamente, tirada de uma forma que você deve ver para crer.
Funny Games é um filme de mestre no gênero pornô-tortura (nota: expressão que virou moda nos EUA – o filme não tem nada de pornô) que implicitamente castiga o espectador por assistí-lo. Sua verdadeira e duradoura violência é dirigida não contra os personagens, mas contra nós”
A crítica mais conservadora dividiu-se em relação ao filme.
Depois de assistí-lo, posso garantir: O filme é brilhante, subverte todos os clichês do gênero e deixa um gosto ruim na boca por muito tempo  – sem humor, redenção ou esperança.

O ator Michael Pitt oferece um retrato do mal inesquecível – o que me lembra dos meus comentários sobre o exagero nos elogios da atuação de Heath Ledger como o Coringa.

Se você quer ver o mal encarnado, veja Pitt nesse filme.

PS –  Marcelo Carrard, na Boca do Inferno, escreveu uma crítica ótima e elaborada do filme.

2 Respostas para “Jogos Engraçados???

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s