Questões Cinematográficas

Muitas vezes me perguntei qual o sentido da vida, por que estamos aqui, há vida depois da morte, existe um criador?
Depois, deixei de viadagem e passei a me concentrar em coisas mais importantes.
Como, por exemplo, estas perguntas de Daniel Cool Johnson, do blog Film Babble Blog.
Alguém, nos comentários do blog, respondeu a todas elas, mas acho que a graça não é saber as respostas, e sim tentar imaginá-las. Vão aí:

1. O que está na maleta em PULP FICTION?

2. O que está no pacote que Charlie Meadows (John Goodman) deixa aos cuidados de Barton (John Turturro) em Barton Fink – Delírios de Hollywood?

3. Em que estado fica Springfield nos Simpsons?

4. Por que Chance the Gardener (Peter Sellers) pode andar sobre a água em Muito Além do Jardim?

5. Porque o dia da marmota se repete para Phil Connors (Bill Murray) em O Feitiço do Tempo?

6. Mookie (Spike Lee) fez a coisa certa em Faça a Coisa Certa?

7. Como aquelas imagens aparecem no VHS em “O Chamado”?

8. Quem matou o motorista Owen Taylor (Dan Wallace) em À Beira do Abismo?

9 – Quem colocou o monolito na terra no segmento AC e na Lua em 2001 – Uma Odisséia no Espaço? Deus ou os Alienígenas?

10 – O que Bill Murray sussurra no ouvido de Scarlett Johansson no final de Encontros e Desencontros?

Esta merece um comentário pessoal: Técnicos de som descobriram que a frase é: “I have to be leaving. But I won’t let that come between us, OK?” (Mais ou menos “Eu tenho que ir partindo, mas não vou deixar isso atrapalhar a gente, OK?”). Eu acho que a descoberta tira um pouco da mágica do filme, de qualquer forma, se você espera uma confirmação de Bill Murray está perdendo tempo.

Como ele disse para o repórter Scott Raab da Esquire (com a ótima chamada de capa: “Alguém Pode Fazer a Gentileza de Dar um Oscar Para Este Homem?”):
“Eu acho que a resposta é, existe alguma coisa que torna impossível contar… Mas eu tenho uma história boa sobre isso. Eu estou saindo da balsa em Martha’s Vineyard e um cara do outro lado grita:’Bill, o que você disse para ela?’ Todo mundo o ouve perguntar e eu paro por um segundo com minha boca aberta e daí começo a falar. Quando eu começo, a buzina da balsa começa a tocar por cerca de meio minuto e eu simplesmente (Murray começa a mover seus lábios em silêncio). Eu agi como se estivesse dizendo alguma coisa realmente sincera, e todos começaram a rir. Foi ótimo. Não dá para comprar momentos como esse”

4 Respostas para “Questões Cinematográficas

  1. Para você que quer as respostas, vão aí as que aparecem no blog original.

    1 – Pulp Fiction – A teoria diz que a maleta levada por Vincent Vega e Jules Winnfield traz a alma de seu chefe, Marsellus Wallace.

    Tarantino disse que não havia uma explicação oficial e consta que no roteiro original a mala conteria diamantes, mas pareceu muito lugar comum, então eles resolveram apenas colocar uma luz alaranjada.

    2 Barton Fink – Delírios de Hollywood – A cabeça de Audrey Taylor ou a musa de Barton’s

    3 – Simpsons – A localização de Springfield é uma piada recorrente na série.
    David Silverman, um diretor da série, disse que a cidade fica no estado fictício de “North Takoma”.
    No longa metragem, Ned Flanders diz que a cidade faz fronteira com os estados de Ohio, Nevada, Maine e Kentucky, todos distantes uns dos outros.

    4 Porque sua vida é um estado de espírito.

    5 Para que Phil Connors possa aprender com seus erros.

    6 Uma das muitas questões ao final do filme é se Mookie faz a coisa certa ao atirar a lata de lixo através da janela e estimular a confrontação que destrói a pizzaria de Sal. A questão é levantada pelas citações contraditórias que encerram o filme, uma defendendo a não-violência e a outra a justificando como resposta à opressão.

    7 – Quando adolescentes tentam gravar um jogo eles acidentalmente registram as imagens (é assim que acontece no filme original).

    8 – Comentário pessoal: Esta é complicada porque nem o autor do livro, Raymond Chandler, sabia a resposta. Vai aí a teoria: Joe Brody seguiu Taylor, que estava fugindo da casa de Geiger e então, depois de chantageá-lo, atirou ele e seu carro do pier.

    9 – Na novela de Arthur Clarke, o monolito é uma peça de tecnologia pertencente à alienígenas, mandado à terra para estimular a evolução dos macacos. Por outro lado, Kubrick usa uma série de imagens religiosas que não estavam na novela original (os macacos tocando o monólito como quem toca o fruto proibido ou a mão de Deus como na célebre imagem de Michelangelo.

  2. Pingback: Zombieland « Renzo Mora

  3. Sobre Springfield – a piada é que a maioria dos estados Americanos tem uma cidade chamada Springfield(ás vezes mais de uma!). O nome é generico, pderia ser qualquer uma “Springfield”!

    • Erika:
      Exatamente.
      Por sinal, o nome mais comum de ruas nos EUA é Second Street. A “First” Street geralmente é chamada de Main Street ou leva o nome de alguma personagem local.
      Cultura absolutamente inútil – desculpa compartilhar isso com vc.
      Renzo

Deixe uma resposta

