Pau na Geni

O Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, diz que: “Pensa-se muito na Petrobras como a Geni”.

Geni é a prostituta generosa que salva uma cidade na canção de Chico Buarque.

Já a Petrobras é a empresa que montou uma ação desumana contra o jornalista Paulo Francis, que segundo seus amigos o teria matado (processo que o Serra teria pedido para o FHC interromper e sobre o qual ele se omitiu de forma vergonhosa).
A Petrobras não é a Geni. É uma combinação asquerosa de soft power (patrocínios) com hard power (processos milionários e – repito – desumanos).
Se o governo Lula, não exatamente conhecido pelo apego aos valores republicanos, está montando uma tropa de choque para melar a CPI é porque tem muita sujeira embaixo do tapete.
Tomara que o fantasma do Paulo Francis saia do Metropolitan (que é onde ele disse que iria morar depois de morrer) e atrapalhe muito a vida da empresa.

José Múcio Monteiro, Ministro das Relações Institucionais, acrescentou: “Está claro que é uma CPI do PSDB visando 2010. Por isso, vamos escalar pessoas confiáveis. Afinal, é preciso ter cuidado com a Petrobras. A empresa é a mola propulsora do país nesse momento de reflexo de crise internacional. Ela está com o planejamento de quatro refinarias, fazendo exploração do pré-sal, além de outros investimentos. Jamais imaginaria, na Europa, a abertura de uma investigação para uma empresa desse porte no auge da crise econômica”.

Eu que sou uma besta ou o que ele está dizendo é que quando uma empresa é “mola propulsora do país” não deve ter suas irregularidades investigadas? Ou, em outras palavras, se você atua positivamente pela economia nacional, como contrapartida ganha o direito de promover supostas irregularidades nas licitações da refinaria Abreu Lima , em Pernambuco, “errar” na distribuição de royalties e dar um jeitinho na contabilidade tributária, para deixar de pagar R$ 4,3 bilhões em impostos?

E na Europa se pode promover irregularidades sem ser incomodado em momentos de crise? Gozado, pelo que eu lembro não foi assim que a Itália lidou com a “Cosa Nostra”…

Eu espero que o circo pegue fogo.

Uma resposta para “Pau na Geni

  1. Pingback: Privatiza Logo Esse Troço « Renzo Mora

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s