Pygmy, o Pigmeu – Um Livro Menor de Palahniuk

Acabei de ler a nova novela de Chuck Palahniuk, “Pygmy,” que a mídia está vendendo como sua melhor obra desde Clube da Luta. Olha, para mim parece um Borat do mal, requentado (algumas cenas envolvendo banheiros me pareceram constrangedoramente parecidas).

O Pigmeu de que o livro trata é um estrangeiro de 13 anos enviado para os EUA para promover uma grande ação terrorista.
O livro é narrado na primeira pessoa, na forma de relatórios do agente, com todas as suas deficiências de inglês.
Algumas piadas soam requentadas – como quando Pygmy esbarra nas coisas típicas da classe média americana, como no Coronel Sanders do KFC ou naquelas canecas personalizadas com o título de “Melhor Pai do Mundo”.
Ruim não é, mas não compre a idéia de uma obra prima.
Para mim, Palahniuk alcançou o pico com “Assombro” – e agora vai ser difícil voltar para lá. Mesmo seu livro anterior, o pouco valorizado Snuff, me divertiu mais do que esse.

O tratamento de superstar neste lançamento incluiu uma entrevista para a Playboy americana, onde ele disse que as pessoas sempre esperavam uma mistura de Tyler Durden (a personagem de Clube da Luta) com Charles Manson quando o encontravam pela primeira vez.
Sobre ir longe demais em seus livros, ele disse “Não existe ir longe demais. Toda vez em que eu penso que cheguei a um ponto em que estou indo longe demais, eu sei que tenho que ir lá”.

O problema em querer sempre ir mais longe é que em algum momento você deixa de fazer literatura para virar uma paródia, sobrevivendo apenas na base do choque dos conservadores – e aí é a hora de voltar um pouco…

Deixe uma resposta

