As Duas Estórias Mais Perturbadoras Que Eu Já Li

Dois contos que você tem que ler, dois contos com o efeito de um soco na boca do estômago. Stephen King e Chuck Palahniuk (o autor de “Clube da Luta”).

Não vou cair na armadilha de discutir se o que eles fazem é alta literatura ou não – a resposta é óbvia. King e Palahniuk fazem livros de entretenimento, mas com qualidade literária (assim como Raymond Chandler). Se você quer alta literatura, procure o grande Marcelo Mirisola, para ficar entre os contemporâneos, e vai estar muito bem servido.
Mas se você quer ler algo perturbador, recomendo:
O Sobrevivente , de Stephen King, no livro Tripulação de Esqueletos (Editora Objetiva). Trata-se de um médico que sobrevive a um naufrágio e consegue chegar a uma ilha. Foi publicado em 1982 e não perdeu um dedo de força.

King andou perdendo a mão nos últimos tempos, escrevendo livros enormes (nada contra – seu melhor livro é a Dança da Morte, com mais de mil páginas, mas neste época ele tinha uma força que depois não encontrou mais) e chatos (tudo contra, como nos intermináveis Saco de Ossos e Apanhador de Sonhos).
Mas na época deste conto ele estava no auge de seu jogo.

Tripas, do livro Assombro (publicado pela Rocco). Se você está com o inglês em dia, o conto está disponínel na íntegra no site de Palahniuk (http://chuckpalahniuk.net/features/shorts/guts). Trata -se da estória de um adolescente que gosta de se masturbar na piscina de sua casa. O senso de urgência deste conto pode ser entendido em seus primeiros parágrafos:
“Inspire.
Absorva o maior volume de ar que puder.
Esta história deve durar o tempo que você conseguir prender a respiração e depois só mais um pouco. Portanto, escute o mais depressa que puder”

Palahniuk fez algumas leituras públicas deste conto em livrarias, para promover o livro, e aparentemente sempre havia um ouvinte ou outro desmaiando.

2 Respostas para “As Duas Estórias Mais Perturbadoras Que Eu Já Li

  1. Pingback: O Novo de Chuck Palahniuk « Renzo Mora

  2. Pingback: Ainda o Rei… « Renzo Mora

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s