Da Série: Nunca Me Enganou…

27/02/2009 – 00h34
The New York Times

Livro exibe visão pouco lisonjeira de colombiana refém dos guerrilheiros

Ingrid Betancourt, a política colombiana aristocrática saudada como heroína no ano passado após suportar anos como refém de guerrilheiros marxistas, é descrita como uma companheira de cativeiro egoísta e arrogante em um livro de memórias de três americanos que trabalhavam para as forças armadas e que foram mantidos nos campos na selva com ela…O livro também retrata Betancourt como buscando se colocar no topo da hierarquia dos reféns, acumulando roupas usadas e escrevendo textos alheios, determinando os horários de banho, escondendo informação de um rádio que ela furtou, até mesmo surtando por causa da cor do colchão que recebeu. (Era azul claro)…Desde o resgate, boatos de disputas internas entre os reféns surgiram na Colômbia, notadamente entre Betancourt e sua ex-assessora, Clara Rojas, que foi sequestrada com ela em 2002, engravidou no cativeiro e então deu à luz um menino, Emmanuel, em um parto por cesariana realizado pelos rebeldes.”

Não que eu tenha qualquer simpatia pela FARC, mas vai falar que quando você olhou na carinha dela não percebeu que não era flor que se cheirasse??? Nem quando ela rezou com a sogra do Kaká em Paris???

Para ilustrar, vai aí a visão de Sérgio Augusto – um dos melhores textos do país – sobre a musa do cativeiro, em artigo para o Estado de São Paulo:

“ (Fernando)Vallejo (escritor), que além de épatteur é ateu e anticlerical convicto, deve estar horripilado com as recentes manifestações de religiosidade de Ingrid. Na selva, ela virou crente. Se Rosangela Lyra não exagerou, até amansar o truculento comandante das Farc com orações Ingrid conseguiu. Como? ”Pedindo ao Senhor que o abençoasse.”Rosangela Lyra, talvez seja necessário explicar, é a sogra do jogador Kaká. Representante da Dior no Brasil e presidente da ONG Aliança de Misericórdia, sua beatitude só não comove incréus como Vallejo e Christopher Hitchens, que, se bem o conheço, já deve estar ruminando um perfil de Ingrid no mesmo tom em que escreveu sobre madre Teresa de Calcutá na década passada.As duas se cruzaram, dias atrás, na entrada do luxuosíssimo e caríssimo Hotel Fouquet”s Barrière, em Paris. Não foi obra do acaso, mas do Todo-Poderoso, assegurou a mãe de Caroline Celico à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. ”Tremi inteira”, confessou Rosangela, que àquela altura, não fosse a providência divina, deveria estar na Polônia, cumprindo uma ”missão religiosa”. As duas se abraçaram, ”trocaram emoções” (e uma garrafa com água benta de Lourdes), conversaram ”como se fossem amigas de uma vida”. Em espanhol, francês e, ainda segundo Rosângela, na ”língua de Deus”, sem contudo precisar se em árabe, aramaico ou sânscrito.

Falaram até sobre problemas sociais. Mas Rosangela não mencionou quais problemas abordaram aconchegadas pelo majestoso lobby, misto de art déco e estilo império, do Fouquet”s Barrière. Na certa evitaram tocar no papel das oligarquias colombianas no surgimento das Farc; e, se o fizeram, Rosangela, par delicatesse, não se referiu à família Betancourt”

Agora, cantem comigo:

Tomo y obligo, mándese un trago,

de las mujeres mejor no hay que hablar.

Todas, amigos, dan muy mal pago….


(“Tomo y Obligo”, de Manuel Romero, 1931)

Rosangela Lyra - Carinha de quem gosta de trocar Emoções

Rosangela Lyra - Carinha de quem gosta de "trocar Emoções"

2 Respostas para “Da Série: Nunca Me Enganou…

  1. Pingback: Renzo Mora ensina a ser um homem melhor. Lição 3: Saber Ouvir. « Renzo Mora

  2. Pingback: Renzo Mora: O Polvo Paul da Blogsfera e Ingrid Betancourt « Renzo Mora

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s